Curso: Análise Financeira de Investimentos em Empreendimentos Imobiliários

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Com o aumento da demanda por imóveis, as empresas do setor precisam cada vez mais aprimorar seus processos de planejamento, gestão e análise dos empreendimentos. Dessa forma, poderão reduzir riscos e tornar mais eficaz a tomada de decisão.

Próximas Turmas

  • DIURNO - 04 e 05 de Setembro de 2017

Horário das Aulas

 Diurno - 09:00 às 18:00  

Valor do Investimento

Valor para não-associados: R$ 1.166,00
Valor para associados: R$ 1.038,00

Formas de Pagamento

  1. Via boleto bancário, com vencimento de 5 dias corridos antes do início do curso ou até sua véspera. A nota fiscal será gerada após o término do curso.
  2. Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Educação Corporativa, pelo telefone (11) 3286-4855 ou e-mail: contato@ibrafi.org.br.
Importante
  • A confirmação da realização do curso será feita por e-mail na semana em que ele será ministrado.
  • Em caso de não recebimento do e-mail de confirmação, favor entrar em contato com a Área de Educação Corporativa: (11) 3286-4855.
  • Após o envio do e-mail de confirmação de realização do curso, não será aceito cancelamento de inscrição, somente a substituição do participante, desde que comunicada pelo e-mail  contato@ibrafi.org.br.
  • No valor das inscrições, estão incluídos os custos de material didático, certificado de participação e coffee break.
 

 

Objetivos do Curso

  • Compreender o processo de empreendimentos imobiliários desde sua concepção até sua conclusão;
  • Identificar os custos de cada etapa do empreendimento imobiliário;
  • Adotar ferramentas de análise financeira para avaliação de empreendimentos imobiliários;
  • Exercitar a capacidade de tomar decisões do tipo investir / não investir ou escolha entre elenco de empreendimentos imobiliários em cenário de restrição orçamentária.

A quem se destina este curso

Dirigentes e analistas de incorporadoras e construtoras envolvidos na tomada de decisão relativa a empreendimentos imobiliários, eventualmente sócios e acionistas que participem do processo decisório.

ATENÇÃO: Todos os participantes deverão levar calculadora financeira para melhor aproveitamento da aula, preferencialmente HP 12C.

Conheça os Professores

Leonardo de Paula Longo , administrador de empresas, formado pela Universidade do Triângulo Mineiro, com mestrado pela EAESP/FGV e especialização pelo IBMEC, corretor de imóveis e corretor de seguros, trabalhou por 30 anos no Banco do Brasil, onde implantou a área de crédito imobiliário, entre 2006 e 2010, conduziu a aquisição, pelo BB, de participação acionária na CIBRASEC, desenvolveu a estratégia para o público jovem, a segmentação de clientes, implantou o suporte aos negócios com clientes do Banco Popular e gerenciou o relacionamento com a POUPEX durante 10 anos (negociou e fechou convênios de captação e de crédito imobiliário entre o Banco do Brasil e a POUPEX), dentre outros projetos.

Atualmente presta consultoria na área de crédito imobiliário, especialmente no desenvolvimento e implantação do negócio, tendo implantado a área de negócios de crédito imobiliário do Banco Cooperativo Sicredi e está implantando a área de negócios de crédito imobiliário do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).

Professor universitário, trabalhou com crédito imobiliário na MinasCaixa e foi instrutor da Escola Nacional de Habitação e Poupança (EN-HAP), sucedida pelo Instituto Brasileiro de Estudos Financeiros e Imobiliários (BRAFI) do qual atualmente é professor, como também da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), além de atuar como consultor na estruturação financeira de operações imobiliárias e membro do Conselho de Administração da Coop-Anabb, cooperativa de produção habitacional da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB).

Reinaldo da Costa Gomes , graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e especialista em administração contábil e financeira pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.Diretor Financeiro e Administrativo da BFL Gestão Financeira em Indaiatuba – SP, de 2013 a 2014, empresa especializada na gestão e administração financeira de empreendimentos imobiliários e também na área de consultoria imobiliária.

Ocupou os cargos de Diretor de Patrimônio, Superintendente Comercial e Social e Gerente de Crédito e Cobrança da COHAB – SP, empresa da Prefeitura do Município de São Paulo que tem como objetivo a construção de unidades habitacionais de interesse social, de 2006 a 2013.Foi professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administração da Universidade Mackenzie e da Faculdade Anhembi-Morumbi. Atua como consultor e instrutor na área financeira desde 1986, tendo atendido empresas como Vale do Rio Doce, Gerdau, CSN, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, BV Financeira, Cia Suzano de Papel, Henkel, Spaipa S.A. Indústria Brasileira de Bebidas,Volkswagen, Tecnisa, Banco Santander.Tem a certificação CA-600 da ABECIP, válido até julho de 2018.Autor do livro “Manual Prático de Cálculos Financeiros” editado pela Macdata Informática e Editora - São Paulo em 1997.  

Carga horária

16 horas

Conteúdo Programático

Módulo 1. Objetivo

Módulo 2. Mercado Imobiliário

2.1. Dimensão, Peculiaridades e Características

2.2. Agentes Econômicos

2.3. Indústria da Construção Civil

2.4. Indústria Imobiliária

2.5. Indústria Financeira de Crédito Imobiliário

2.6. Indicadores Sociais e Econômicos Importantes

Módulo 3. Incorporação Imobiliária

3.1. Conceitos Fundamentais

3.2. Principais Atividades e Obrigações do Incorporador

3.3. Memorial de Incorporação

3.4. Riscos Associados à Incorporação

3.5. Estruturas de Incorporação

3.6. Estratégias de Incorporação

Múdulo 4. Etapas do Empreendimento Imobiliário

4.1.   Cronologia do Empreendimento

4.2.   Escolha do Local, Estudo de Mercado e Estudo de Massa

4.3.   Negociação do Terreno

4.4.   Elaboração dos Projetos

4.5.   Planejamento Financeiro

4.5.1. Orçamento

4.5.2. Cronograma Físico–Financeiro

4.5.3. Fluxo de Caixa

4.5.4. Análise do Investimento

4.5.5. Tomada de Decisão

4.6.    Registros

4.7.    Lançamento e Comercialização

4.8.    Obras

4.9.    Entrega do Empreendimento

4.10.  Avaliação Final

Módulo 5. Financiamento do Empreendimento

5.1.    Objetivos

5.2.    Alternativas de Financiamento

5.2.1. Plano Empresário

5.2.2. Financiamento dos Compradores na Planta

5.2.3. Securitização dos Contratos de Compra e  Venda

5.2.4. Fundos de Investimento

5.2.5. Investimento Direto

Módulo 6. Análise do Investimento

6.1.    Introdução

6.2.    Risco e Incerteza

6.3.    Custo de Capital

6.3.1. Capital Asset Pricing Model (CAPM)

6.3.2. Weighted Average Cost of Capital (WACC)

6.4.    Fluxo de Caixa e Fluxo de Caixa Descontado

6.5.    Técnicas de Análise de Investimentos

6.5.1. Taxa Média de Retorno

6.5.2. Payback

6.5.3. Valor Presente Líquido (VPL)

6.5.4. Taxa Interna de Retorno (TIR)

6.5.5. Risk Adjusted Return on Capital (RAROC)

Módulo 7. Exercícios Práticos

7.1.  Cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC)

7.2.  Cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital – Utilizando o CAPM

7.3.  Demonstração do Resultado e Fluxo de Caixa do Empreendimento

7.4.  Cálculo da TMR, Payback, VPL,TIR e RAROC – Decisão de Investimento

7.5.  Cálculo do RAROC – Decisão de Investimento